Da série “Sensações”com Shabazz Palaces

#2

Na sexta-feira (21), depois da experiência maravilhosa com o Deerhoof, tive o privilégio de ver a segunda atração da maratona que propuz fazer. Dessa vez, a experiência seria mais cheia de batidas e mais “gangsta” se assim posso dizer.

O Shabazz Palaces é a repaginação do Diggable Planets, cheio de experimentações e influências de músicas africanas. Ele foi mais um dos eventos promovidos pelo selo Balaclava em parceria com o SESC.

Bem, como eu estava muito interessado em assistí-los, qualquer detalhe ali me surpreenderia. Ishmael Butler subiu ao palco rimando, cabisbaixo e coberto por uma túnica de boxeador. Assim, impôs a presença do duo e animou o público que estava ali.

Tendai Maraire – o multi instrumentista – acompanhava os vocais, conduzindo as batidas eletrônicas, os atabaques, o agogô e os compassos rítmicos do seu parceiro, lembrando a época dos bailes e dos passinhos, típico da década de 90.

Sobre o setlist, não tem muito o que dizer pois a dupla tem apenas dois discos oficiais (ambos lançados pela gravadora Sub Pop) e alguns EPs e Singles paralelos e, também, não foi uma banda que deu tempo de digerir e virar fã pois eles têm uma proposta menos comercial. Entretanto, todas as pessoas ali presentes dançaram, sem parar, do começo ao fim da apresentação.

Um adendo antes da conclusão final: Esse show representou bem o retorno das raízes do hip hop, que foi no padrão “sound system”.  O conceito de apresentação se funde à intervenção, com improvisações sonoras e com mensagens políticas claramente posicionadas.

Outro aspecto é que, devaneio ou não, mas o momento musical que estamos vivendo está  cada vez mais fundido com o stylish e, desta forma, a aparência dos artistas estava digna de alguma campanha publicitária do mercado da moda.

Contudo, independente do hip hop estar (re)tomando o cenário pela porta da frente, em festas descoladas e elitistas, o importante é enaltecer suas origens e isso o Shabazz Palaces cumpriu.

Confiram o clipe da canção que julgo minha favorita! Tocaram no Bis…

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s