Viajando com a música criativa

Quem assiste ao show da banda Rumbo Reverso, fica com a sensação de estar em transe. A música ocupa o espaço, entra nos ouvidos e ela vai perambulando por todo o corpo, promovendo a interação entre a psique humana e o som.

Pra começar, a apresentação impressiona por conta das várias parafernálias espalhadas ao redor do duo Leandro Archela e Cacá Amaral e pela agilidade deles para tocarem todos os instrumentos. São fios, sintetizadores, bateria, gaita, teclado e guitarras tudo inconscientemente organizado.

Os integrantes – que são amigos desde a infância – seguem com a apresentação cheia de improvisos, do começo ao final. Não há paradas. O ponto de partida surge de uma nota musical, do feeling com o espaço em que estão se apresentando, da receptividade das pessoas com a música e por aí, vai. Quando perguntei como procedia a musicalidade da dupla, eles respondem que “a abertura com a música e a afinidade entre eles faz com que tudo vá acontecendo por si só.” Praticamente, uma embolada, só que de sons instrumentais.

As referências também partem de outras expressões artísticas e culturais. Eles afirmam que “a música como uma experiência sensorial, resulta não apenas da influência da própria música mas também de artes visuais e literatura.”  Sim, cada composição, expressa o contexto dos acontecimentos ao redor da frieza das relações interpessoais, da individualidade excessiva, da solidão, da angústia ou do medo, por exemplo.

Sobre as jam sessions fiquei curioso em saber onde bandas desse conceito se apresentam, já que seu estilo não é muito convencional para as casas noturnas paulistas: “Realmente, não é comum a gente tocar na noite, até porque a gente tem família. Mas também, o ritmo frenético da galera impede dela se acomodar e entrar no clima do show. Então preferimos tocar em lugares ou eventos com propostas mais culturais. As pessoas desse meio dão mais crédito para nosso trabalho.”

Eles lançaram um registro autointitulado, em versão LP, custeado por eles mesmo. De acordo com Leandro “o disco propõe que o ouvinte aprecie a música tocada, enquanto analisa todo o conjunto do trabalho (em especial, a arte da capa).” Entretanto, eles o disponibilizaram via streaming o disco no endereço abaixo. Um belo trabalho.

 

https://soundcloud.com/rumbo-reverso    

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s