Parque Ibirapuera recebe atrações da música negra de Nova Orleans

A música negra norte americana intervém mais uma vez na cidade. As pessoas que passavam pelo Parque Ibirapuera nas imediações do Museu Afro Brasil, puderam desfrutar dos sons de Jazz, R&B, Soul e Funk das bandas que se apresentaram gratuitamente.

A programação fez parte da edição comemorativa aos dez anos do Bourbon Street Fest e contou com os shows de Orleans St. Jazz Band, Preservation Hall Jaz Band, Bonerama e Tony Hall & The Heroes.

Para chegar ao evento, o melhor jeito era seguir pelo corredor do museu. Lá, as paredes eram imensas e continham transcritos sobre várias personalidades negras – entre elas Mário de Andrade. Mera coincidência (ou não), mas o trajeto percorrido somado à escolha do local correspondia à proposta do festival que une gastronomia e música ao regionalismo de Nova Orleans.

Sobre as apresentações, só posso falar de Tony Hall & The Heroes. Quando subiram ao palco, já era noite e este fora o momento de maior aglomeração.  Seu ritmo era mais dançante que a da banda anterior, Bonerama, pela qual consegui ver metade da apresentação. Além disso, as músicas eram cantadas.

No início da apresentação o público não parecia muito familiarizado com o repertório mas todos de alguma forma estavam envolvidos com o show. Talvez fosse pela forma como as músicas eram tocadas. A sonoridade das notas era uma espécie de extensão do gingado dos músicos e isso contagiava a todos. Tony Hall não satisfeito com a dispersão tocou coveres de Smooth de Santana, All Night Long de Lionel Ritchie e Sexy Machine James Brown fazendo com que o público interagisse mais com o show. Inclusive, ele parava repentinamente decantar tais músicas para que o coral da plateia pudesse entrar em ação. Resultado satisfatório, até certo ponto.

O festival prossegue até o dia 19 no Bourbon Street Music Club e contará com mais uma intervenção grátis na Rua dos Chanés e um Jazz Brunch com o Chef Viko Tangoda.

 

Alex Santos

Anúncios

Uma ideia sobre “Parque Ibirapuera recebe atrações da música negra de Nova Orleans

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s