De volta ao Brasil, Peter Brötzmann realiza curta temporada na Mostra Sesc de Artes

http://www.youtube.com/watch?v=1eonmD8sNIU

A apresentação de Peter Brötzman (saxofone / clarineta) teve a participação dos ingleses John Edwards (contrabaixo) e Steve Noble (bateria) – mesmo grupo formado para o disco “The Worse The Better”, gravado em 2010 no Café OTO em Londres.

Os músicos subiram ao palco com 10 minutos de atraso e para compensar, logo se apossaram de seus instrumentos e seguiram com improvisação frenética que teve duração de 1 hora, sem interrupções.

Na plateia, quase todas as cadeiras estavam ocupadas por apreciadores não só do jazz mas da música como um todo. Descolados, curiosos e alguns poucos fãs do artista faziam parte deste público diversificado (inclusive na faixa etária).

A Jam session parecia brincadeira de criança mas com muita técnica e disciplina. Nas composições, todas as notas descartadas pelo jazz tradicional eram reaproveitadas e as performances discorriam na criação instantânea do som.

Noble era o que mais experimentava. Usava de todas as captações sonoras que sua bateria lhe ofertava. Usou chocalhos, pandeiro, diversos tipos de baquetas, tocava no revestimento do bumbo, nos aros…Edwards, fazia microfonias no contrabaixo, tocava notas mínimas em alta velocidade, batia com a vareta no corpo do instrumento e o frontman Mr. Brötzmann tocava o saxofone e a clarineta utilizando a crueza de cada nota para sua performance.

Por fim, após os aplausos, Brötzmann apresentou os musicistas, disse que sua apresentação fora fruto de um trabalho em equipe e agradeceu a todos que compareceram ao concerto. Tudo isso com muita elegância e respeito aos presentes.

 

Alex Santos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s