Maestro desconstrói música clássica regendo guitarras em Mostra de Artes

O concerto do regente Glenn Branca no Sesc Belenzinho causou frisson no público. A banda que o acompanhara – composta por quatro guitarristas, um baixista e um baterista – estremeceu o pequeno teatro da casa com sua sonoridade caótica.

A princípio, a platéia se mostrava curiosa. Nos arredores do teatro, os espectadores garantiram o folder específico do evento para se interarem mais sobre o artista, que é uma das referências da lendária banda Sonic Youth.

Chegando ao local do concerto, todos se acomodaram em seus lugares. Alguns minutos antes do início da apresentação, o maestro passeou pelo corredor entre a primeira fileira e o palco para sondar o espaço e o público que viera lhe prestigiar.

A musicalidade da apresentação seguia com emissões simultâneas de uma mesma nota distintamente afinada e distorcida em cada uma das guitarras, alternações temporais da velocidade e da agressão dos toques e interrupções da melodia com notas alheias. Tudo isso, fora somado ao som das notas tocada no baixo, sustentadas pela musicalidade tribal da bateria.

A reação do público oscilava entre prazer, transtorno e repulsa mas ao final de cada composição, todos aplaudiam euforicamente. As ovações foram tantas que o próprio Branca se voltou – com muita elegância –  para a platéia e agradeceu.

Ao final do concerto, o maestro fez alusão a um bom show de rock derrubando e chutando os objetos do palco e saiu de cena aplaudido de pé pela platéia, que estava maravilhada com o espetáculo. Talvez, na noite seguinte, algum espectador haveria de repetir a dose de 1h 30m dessa experiência única.

Alex Santos

Anúncios

Uma ideia sobre “Maestro desconstrói música clássica regendo guitarras em Mostra de Artes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s